sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Subsistemas terrestres





















Interacção dos subsistemas terrestres:

O sistema Terra é formado por quatro subsistemas abertos e dinâmicos, que interagem entre si: a geosfera (ou litosfera), a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera. Estes subsistemas, intimamente relacionados uns com os outros, encontram-se em equilíbrio dinâmico.
A alteração do estado de equilíbrio de um dos subsistemas da Terra pode ter repercussões nos restantes subsistemas. Uma vez que a Terra é um sistema fechado, o desequilíbrio de qualquer um dos subsistemas é potencialmente perigoso. A actividade humana, um componente da biosfera, constitui um grande factor de desequilíbrio que interfere com todos os subsistemas terrestres. A exploração de recursos naturais pelo homem, como os combustíveis fósseis, por exemplo, afecta o equilíbrio da atmosfera (ex.: poluição atmosférica pela libertação de quantidades elevadas de carbono), da hidrosfera (ex.: poluição provocada pelos processo de tratamento, transporte e utilização dos combustíveis fósseis), da geosfera (ex.: esgotamento das reservas de combustíveis fósseis) e da própria biosfera (ex.: desaparecimento de espécies sensíveis à poluição).

2 comentários:

Kevin disse...

Está porreiro, mas reparei que quando cliquei no iphone player foi-me para um jogo para o ganhar, se calhar quizeste fazer dinheirinho a fazer publicidade.

Sérgio Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.