segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres

A população humana tem crescido exponencialmente. Em pouco mais de 50 anos passou-se de 2500 milhões de pessoas a 6500 milhões de indivíduos, com consequências negativas no funcionamento dos subsistemas terrestres. Este crescimento populacional impõe uma gestão recional dos recursos disponíveis para permitir a sustentabilidade do planeta e da vida que alberga. Os recursos podem ser renováveis, se a velocidade da sua reposição pela Natureza for compatível com a duração da vida humana. A velocidade de reposição natural do recurso é superior à velocidade de consumo. Também podem ser não-renováveis, caso este se forme a um ritmo muito lento, incompatível com a velocidade a que estes são consumidos. São finitos e tendem para o esgotamento.

Poluição

Qualquer alteraçao indesejável provocada pelo Homem nos diferentes subsistemas terrestres, susceptível de diminuir a qualidade do ambiente ou prejudicar a saúde humana.
Existem formas de minimizar os impactos da actividade humana no ambiente, é o caso da reciclagem, das energias alternativas e do ordenamento do território.
Ao conjunto de efeitos provocados no meio ambiente, benéficos ou prejudiciais, consequência de actividades humanas ou naturais chama-se impacte ambiental.
A pegada ecológica é expressa em hectares produtivos necessários para suportar uma população. A média mundial é de 2.2 hectares por pessoa. Mas só há 1.8 hectares disponiveis. Com saldo negativo, o futuro é insustentável.

Nenhum comentário: