segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vulcanologia

As principais manifestações vulcânicas classificam-se em vulcanismo de tipo central(vulcões) e vulcanismo de tipo fissural(ocorrendo erupções ao longo de fendas alongadas, frequentemente, por vários quilómetros).
A lava pode ser de natureza básica, intermédia ou ácida, dependendo da percentagem em silica(SiO2).
Lava básica- com baixo teor em silica(inferior ou igual a 50%). Temperaturas elevadas(1100 ºC a 1200 ºC, fracção volátil pouco significativa e lava fluída.
Lava ácida- com alto teor em silica(superior a 70%). Temperaturas pouco elevadas( 800 ºC a 1000 ºC), fracção volátil significativa e elevada viscosidade.
Lava intermédia- apresenta caracteristicas intermédias entre as lavas ácidas e as lavas básicas. Teores em silica oscilam entre 50% a 70%.

As caracteristicas dos magmas(e, consequentemente, das lavas) condicionam o tipo de actividade vulcânica, que pode ser explosiva, efusiva ou mista.
Actividade explosiva- envolve lavas ácidas, com capacidade de retenção de gases, que solidificam na cratera ou nas suas proximidades. O cone vulcânico é alto, com vertentes íngremes. As erupções são muito violentas, com projecções de materiais vulcânicos(piroclastos) e formação de nuvens ardentes.
Actividade efusiva- envolve lavas básicas, capazes de formar escoadas ou rios de lava com muitos quilómetros de extensão. O cone vulcânico é baixo, com vertentes suaves, não existindo projecções violentas de materiais. A solidificação das lavas assume diferentes formas.
Actividade mista- emissão alternada de lavas básicas e ácidas. O cone vulcânico é alto, com vertentes inclinadas. Períodos de erupções explosivas alternam com períodos efusivos, mais calmos.

Álem das erupções pode existir manifestações mais suaves de actividade vulcânica, como fumarolas, géisers, ou nascentes termais. É chamado vulcanismo secundário ou residual.

Nenhum comentário: