segunda-feira, 11 de maio de 2009

Biologia

Um pouco atrasada, mas vou começar a fazer postagens que fazem parte da Biologia.
Irei colocar alguns conceitos.

Biosfera

Camada superficial terrestre capaz de suportar vida.
É um sistema global que inclui toda a vida na Terra, os respectivos ambientes e todas as relações estabelecidas entre si.

Célula

A célula é a unidade fundamental da vida.
As células podem surgir na Natureza de forma isolada-seres unicelulares- ou associadas entre si-seres pluricelulares (ou multicelulares).

Sistemas biológicos

Os sistemas biológicos estão organizados de uma forma hierárquica.
Existem das formas mais simples ate às formas mais abrangentes e com níveis mais complexos de organização.

Nos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes formam tecidos. Normalmente, diferentes grupos de tecidos associam-se para formar grandes estruturas designadas orgãos. Estes orgãos podem formar sistemas de orgãos. Diferentes sistemas de orgãos cooperam entre si, formando um sistema.

Espécie e população

São da mesma espécie os organismos idênticos, capazes de se cruzarem entre si e originem descendentes férteis. Os seres vivos pertencentes à mesma espécie e que habitam uma determinada área constituem uma população.

Comunidade

Indivíduos de espécies diferentes que habitam uma mesma área e estabelecem relações entre si formam uma comunidade biótica.

Ecossistema

O conjunto da comunidade, do ambiente e as relações que se estabelecem entre si, formam um sistema ecológico ou ecossistema. Todos os ecossistemas da Terra formam a Biosfera.

Cadeias alimentares

Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas (alimentares), que envolvem transferências de matéria e energia, quer entre os seres vivos, quer entre esses seres vivos e o meio. Estas relações tróficas constituem as cadeias alimentares. Uma cadeia alimentar pode ser definida como uma sequência de seres vivos que se interrelacionam a nível alimentar.

Sistemas biológicos

As cadeias alimentares interrelacionam-se, originando as teias alimentares ou redes tróficas.

Nenhum comentário: