quinta-feira, 21 de maio de 2009

Metabolismo celular

As transformações de substâncias químicas no interior do organismo são designadas por metabolismo.
O metabolismo celular refere-se ao conjunto de reacções químicas que ocorrem nas células.

Catabolismo- reacções químicas envolvidas na degradação de moléculas mais complexas em moléculas mais simples, com consequente libertação de energia.



Anabolismo- reacções químicas envolvidas na síntese de moléculas mais complexas a partir de moléculas mais simples, com consequente consumo de energia.



A degradação de nutrientes para as células é um processo catabólico que deve ocorrer de forma lenta e faseada.
A energia libertada na degradação dos compostos orgânicos pode ser imediatamente utilizada pela célula nas suas actividades, sendo transferida para moléculas de ATP.
A molécula de ATP representa uma forma de armazenamento temporário de energia biologicamente utilizável, dado que as células não acumulam reservas deste tipo de molécula energética.

Existem diferentes vias catabólicas que permitem a transferência de energia de moléculas orgânicas para moléculas de ATP.
Participam moléculas transporadoras que acertam (ficam reduzidas) iões de hidrogénio e electrões, perdidos pelas moléculas orgânicas (que ficam oxidadas).
Este conjunto de reacções, pode ocorrer na presença de oxigénio, em aerobiose, ou na ausência de oxigénio, a anaerobiose.

Sem intervenção de oxigénio e tendo como aceitador final de electrões uma molécula orgânica, a via catabólica é designada por fermentação. No caso da respiração aeróbia, o aceitador final de electrões é o oxigénio, uma molécula inorgânica.

Nenhum comentário: