quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fluídos circulantes

Hemolinfa

Nos antóprodes, na maioria dos moluscos e noutros invertebrados, com sistemas circulatórios abertos, o interior do corpo é preenchido por um único flúido que banha todas as células, a hemolinfa, permitindo as trocas de substâncias.

Sangue

Nos vertebrados circulam dois tipos de fluídos- o sangue e a linfa. O sangue é um tecido constituído por uma fracção líquida, o plasma, e por elementos figurados- glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e, aínda, plaquetas.
O sangue é impulsionado pelo coração em direcção aos tecidos, através das artérias. Após a sua passagem pela rede de vasos capilares, é devolvido ao coração através das veias.

Linfa

A linfa intersticial, que banha as células, tem origem no plasma sanguíneo que abandona os capilares, carregado de nutrientes e oxigénio. As células libertam na linfa intersticial produtos azotados e dióxido de carbono. Muitos leucócitos, igualmente provenientes da rede capilar sanguínea, circulam entre as células.
Parte da linfa intersticial é drenada para os capilares linfáticos e conduzida para os vasos de maior calibre, os vasos linfáticos. O fluído que circula nestes vasos designa-se linfa circulante sendo constituído por um líquido similar ao plasma sanguíneo (sem proteínas) e por leucócitos.
A linfa circulante acabará por ser devolvida à corrente sanguínea.

Funções dos fluídos circulantes

  • transporte de nutrientes até às células;
  • transporte de oxigénio e remoção de dióxido de carbono;
  • remoção de produtos azotados;
  • transporte de hormonas e outros agentes reguladores;
  • defesa do organismo contra agentes patogénicos;
  • distribuição de calor.

Nenhum comentário: