segunda-feira, 18 de maio de 2009

Plantas vasculares

As plantas vasculares, como os fetos e as plantas com sementes, apresentam tecidos especializados na condução de seivas, fenómeno conhecido por translocação.

Xilema

A água e solutos minerais, obtidos no solo pelo sistema radicular da planta, formam a seiva bruta, solução que deverá ser distribuída a todas as células fotossintéticas, maioritariamente localizadas nas folhas. O tecido transportador especializado na condução da seiva bruta e designado xilema.
O xilema é um tecido complexo, na medida em que é constituído por diferentes tipos de células. Os elementos de vasos e os traqueídos das células mortas que funcionam como verdadeiros tubos de transporte de seiva bruta.



Floema


As substâncias orgânicas produzidas nos orgãos fotossintéticos são mobilizadas, numa solução conhecida por seiva elaborada, para todas as células da planta. Este funcionamento nutritivo é realizado através do floema, o tecido de transporte especializado na condução das seiva elaborada.
O floema é, também, um tecido complexo. Os tubos ou vasos crivosos e as células de companhia são células vivas através das quais ocorre o fluxo de seiva elaborada.

Feixes condutores

Os tecidos de transporte, xilema e floema, estão presentes em todos os orgãos da planta e encontram-se associadas formando feixes condutores. Estas encontram-se despostas de forma distinta na estrutura de raízes, caules e folhas.


Sistema radicular

A epiderme das raízes, em regra bastante ramificadas, apresenta prolongamentos denominados pêlos radiculares. Estas extensões da epiderme multiplicam a área de contacto com o solo e, consequentemente, a capacidade de absorção da raíz.

Nenhum comentário: